//Bioestimuladores
Bioestimuladores2019-09-24T08:52:48+00:00

BIOESTIMULADORES: TRATANDO DE DENTRO PARA FORA

BIOESTIMULADORES RADIESSE SCULPTRAOs bioestimuladores são uma nova categoria de preenchedores que chegaram no mercado recentemente e que possuem uma diferença determinante em relação aos produtos utilizados até agora: Os bioestimuladores realmente funcionam para substituir o colágeno perdido em seu corpo, naturalmente.

 

Com aplicações relativamente simples e pouco invasivas, os bioestimuladores proporcionam um rejuvenescimento natural através do estímulo do organismo a produção de colágeno.

 

Um dos principais motivos que afeta a aparência à medida que envelhecemos é a perda de colágeno. Certamento você já ouviu falar sobre essa substância antes, mas poucas pessoas sabem  quão fundamental é o papel do colágeno  na aparência jovial da pele.

O colágeno é um composto químico que torna sua pele mais firme e aumenta sua elasticidade  (sua capacidade de se recuperar depois de puxar). À medida que envelhecemos, a produção de colágeno diminui, e isso desempenha um papel crucial no desenvolvimento de rugas e flacidez.

O colágeno é um tipo de proteína produzida pelo nosso organismo, cuja principal função é dar firmeza, elasticidade e sustentação à pele.
Com o tempo, a produção de colágeno é reduzida e a nossa pele passa a apresentar sinais como rugas, flacidez e perda do contorno facial.
É a partir dos 30 anos que começamos a notar a perda da produção do colágeno

Os bioestimuladores podem ser utilizados na face e em diversas partes do corpo como tórax, abdômen, coxas, braços e glúteos. Também podem ser utilizados no tratamento da celulite e flacidez em outros locais do corpo .

Os bioestimuladores são uma maneira excelente de melhorar o aspecto geral da pele que já apresenta sinais de flacidez, especialmente da face, pescoço e colo, sem ter que partir para procedimentos invasivos como a cirurgia plástica. Com a aplicação desses bioestimuladores é possível conseguir resultados surpreendentes e mais naturais do que uma plástica, deixando esse procedimento para um momento posterior da vida.

Além de proporcionarem resultados admiráveis no tratamento contra rugas e flacidez, os bioestimuladores têm outra vantagem: são completamente absorvidos pelo organismo, não oferecendo riscos futuros e, portanto, considerados pouco invasivos.

 

Algumas  diferenças entre os bioestimuladores e outras substâncias utilizadas para preenchimento como o ácido hialurônico:

 

Preenchedores como o ácido hialurônico podem oferecer um resultado mais rápido inicialmente, são usados para linhas finas, sulcos e volume. Os bioestimuladores têm outro conceito: tornam a pele mais espessa e firme produzindo resultados semelhantes aos anteriores mas por via natural.

Os efeitos dos preenchedores comuns duram aproximadamente 3, 6 ou 9 meses, a depender de sua densidade. Os bioestimuladores podem ter seus efeitos observados até 2 anos depois da última aplicação.

Os bioestimuladores apresentam melhor resultado para dobras e vincos nasolabiais. Não são utilizados para preenchimento labial ou ao redor dos olhos como o ácido hialurônico o faz.

Os bioestimuladores exigem massagens vigorosas após sua aplicação e sempre deixam um inchaço nas áreas onde aplicados. Algum tempo depois existe regressão do inchaço e redução dos volumes iniciais. Ao mesmo tempo inicia-se a produção de fibras de colágeno e elastina, restabelecendo aos poucos o volume.

Existem dois produtos que se encaixam na categoria de bioestimuladores e que proporcionam resultados surpreendentes:

 

BIOESTIMULADORES: O QUE É SCULPTRA?

Sculptra é o nome comercial para o ácido poli-L-Lático injetável.

 

Como o Sculptra age?

 

Ao ser injetado, o Sculptra provoca uma reação de células da pele chamadas fibroblastos que iniciam um processo de produção de colágeno, ocorrendo reconstrução da substância fundamental da derme.

 

Diferente dos preenchedores comuns, cujo resultado podemos observar logo após a aplicação, o Sculptra atua de dentro para fora e, apesar de notarmos uma aparente melhora depois de aplicar, o corpo absorve o produto, desaparecendo por completo esse inchaço em alguns dias. O que ocorre depois é um espessamento da pele gradual no decorrer dos dias subsequentes, à medida que o corpo vai produzindo seu próprio colágeno. Por isso, o resultado é mais duradouro e natural.

 

Para quem é indicado Sculptra? Quais tratamentos?

Homens e mulheres que apresentam algum grau de flacidez na pele.

Ele é recomendado para os seguintes tratamentos:

Tratamento de flacidez facial

Tratamento de flacidez corporal de regiões como: braços, glúteos, coxas, axilas, flacidez das mãos e abdominal, principalmente após emagrecimento e gravidez.

Tratamento de flacidez do pescoço e colo

Tratamento de sulcos nasogeniano e labiomentual (os famosos “bigode chinês” e rugas de “marionete”)

Tratamento de celulites

Tratamento da perda de gordura facial, incluindo pacientes de HIV que são tratados com medicamentos antiretrovirais e também corredores e atletas que têm diminuição grande de gordura no corpo e face.

Quais as vantagens e benefícios do Sculptra?

Não causa reações alérgicas ou formação de granulomas pois sua composição é biocompatível.

Com o tempo o Sculptra é decomposto e eliminado do organismo, não causando riscos.

O resultado do tratamento é prolongado e pode durar até 2 anos.

Os resultados são naturais e seguem os contornos originais do rosto e pele do paciente.

Como é feita a aplicação do Sculptra PLLA?

A aplicação é feita com uma agulha ou cânula (agulha sem ponta perfurante) e cada sessão dura em média 45 minutos. Como o produto possui anéstesico em sua fórmula, a aplicação é pouco dolorosa. Também utiliza-se compressa de gelo durante a realização para aumentar  o efeito analgésico.

 

A massagem é uma parte vital do processo. O médico deverá massagear os locais de injeção após cada série de três a quatro injeções. Isso ajuda a distribuir o produto de forma uniforme por baixo da pele para permitir uma melhor absorção nas camadas mais profundas.

 

Uma  massagem de dois minutos também ocorre após a sessão terminar, e é feita com um hidratante facial. Os pacientes são aconselhados a massagear a área que foi tratada por alguns minutos, isso deve ser feito cerca de cinco vezes por dia por um período de cinco dias após o tratamento.

 

Quantas sessões de Sculptra são recomendadas?

Depende de cada paciente e o nível de flacidez da área a ser tratada. Na maioria dos casos são recomendadas 3 sessões com intervalos de 4 a 6 semanas. Com 30 anos até 39 anos, uma sessão por ano é excelente, mantém a jovialidade da pele por muito tempo. Após os 40 anos o tratamento preconiza duas sessões, com manutenção anual em uma vez. Depois dos cinquenta anos passa a valer a regra de 3 sessões.

 

Como fica a pele logo após a aplicação?

 

Logo após a aplicação a pele fica avermelhada e inchada. Pode acontecer a formação de  hematomas, ocorrência não obrigatória e que se procura evitar.

Os efeitos de inchaço regridem em algumas horas após a sessão ou até no máximo em 3 dias.

O paciente pode retornar às suas atividades normais imediatamente, não impedindo o trabalho, evitando-se porém as atividades físicas por uma semana.

Existem contra-indicações?

Sim, todo procedimento tem riscos e existem algumas  contra-indicações.

Não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes. Pessoas alérgicas aos produtos utilizados, a anestésicos. Idades mais avançadas. Doenças debilitantes.

Doenças auto-imunes. Uso prévio e nos mesmos locais de preenchedores definitivos. Doenças infecciosas agudas.

Em quanto tempo pode-se observar o resultado da aplicação de Sculptra?

Os primeiros resultados já podem ser percebidos após 45 dias da sessão inicial. As sessões devem ser repetidas com intervalos de 2 meses até que o paciente esteja satisfeito com o resultado, em geral 3 aplicações. Após 6 semanas de cada sessão é possível notar o progresso da ação de Sculptra.

sculptra e radiesse

BIOESTIMULADORES: O QUE É RADIESSE?

Gel com efeito preenchedor composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio.

 

Como age o Radiesse?

 

Assim como o Sculptra, o Radiesse age estimulando a produção de colágeno pelo organismo e também atua como preenchedor.

 

Para quem é indicado? Quais tratamentos?

 

É indicado para pacientes acima dos 30 anos quando os primeiros sinais de envelhecimento começam a aparecer.

 

Alguns tratamentos para Radiesse

Bochechas: utilizado para projetar essa região, propiciando um discreto volume.

Mandíbula: quando utilizado nesta região o radiesse deixa a mandíbula mais marcada, definida e angulada.

Queixo: aumenta seu tamanho e confere definição.

Têmporas: com o envelhecimento as têmporas apresentam um afinamento. O Radiesse possibilita um preenchimento desta região, devolvendo jovialidade ao rosto.

Mãos: esta região apresenta sinais de envelhecimento como veias saltadas e pele fina. O Radiesse preenche os sulcos formados pelas veias saltadas e  promove o seu clareamento.

Quais vantagens e benefícios do Radiesse?

Assim como o Sculptra, o Radiesse é biocompatível e é facilmente absorvido pelo organismo, não são considerados preenchedores definitivos.

Seu efeito dura em média de 12 a 18 meses.

 

Como é feita a aplicação de Radiesse?

A aplicação é feita em consultório com anestésico local. Após a aplicação o paciente pode retornar às suas atividades normais.

Quantas sessões são recomendadas?

Com apenas uma sessão já é possível obter resultados.

WhatsApp chat