//BOTOX para suor hiperidrose
BOTOX para suor hiperidrose2019-02-06T16:52:28+00:00

Aplicação de “BOTOX” para suor hiperidrose – SUOR  (sp)

O que é Hiperidrose (hiper-hidrose) ou Suor excessivo?

Aplicação botox tratamento hiperidrose sao pauloHiperidrose é a sudorese excessiva, fora do normal.

Quando ocorre aumento da atividade das glândulas sudoríparas (glândulas que produzem o suor) tem-se o quadro conhecido como hiperidrose. Ou seja, a hiperidrose também é conhecida como quadro de suor excessivo. Suor desproporcional, exagerado, um suor bem acima do necessário para a atividade fisiológica de regular a temperatura corporal.
Alguns escrevem como hiper-hidrose, outros hiperidrose (mais correto).

"BOTOX" para suor hiperidrose - SUOR  (sp)

“BOTOX” para suor hiperidrose – SUOR

Quais as causas da hiperidrose – suor exagerado?

A hiperidrose não é uma doença grave com relação  ao risco de vida, mas trata-se de uma situação extremamente desconfortável, que causa profundo embaraço social e transtornos de relacionamento no portador da hiperidrose.

Quem tem hiperidrose frequentemente se isola socialmente e adquire hábitos procurando esconder o seu problema. A hiperidrose (sudorese, suor excessivo) pode ocorrer em pessoas com: doença da tireoide, tumores hormonais,  doenças psiquiátricas, menopausa ou obesidade.

No entanto, a imensa maioria das pessoas que tem hiperidrose são absolutamente saudáveis.

Quando começa a hiperhidrose?

O início dos sintomas pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta, por razões desconhecidas. Eventualmente pode-se encontrar outras pessoas da mesma família com hiperidrose.

 

Como a hiperhidrose pode se manifestar?

Hiperidrose_axilar- aplicacao de BOTOX SAO PAULO SUOR

Hiperidrose axilar

As áreas mais atingidas são axilas, palmas, plantas, região inguinal, mas podendo ocorrer também em outras áreas. A sudorese excessiva e constante é uma condição constrangedora, desagradável, que dificulta as atividades do dia-a-dia e interfere no trabalho, no lazer e nas atividades sociais. Atividades diárias como escrever, apertar as mãos de outras pessoas, segurar papéis, e outras atitudes simples podem ser afetadas pela hiperidrose. Quando a sudorese é mais intensa na região axilar, pode ocorrer odor desagradável. Pode ocorrer uma condição clínica, uma sudorese excessiva, principalmente nas mãos e nos pés.

Na hiperidrose palmar ou hiper-hidrose plantar, o portador da doença tem as palmas das mãos e  plantas dos pés molhadas pelo suor, podendo chegar a pingar, situação extremamente desconfortável que pode impedir o uso de meia e facilitar o aparecimento de fissuras.

 

Quais são os tratamentos para hiperidrose – suor exagerado?

O tratamento pode ser feito com medicação tópica (cremes, desodorantes, fórmulas) que visa diminuir o suor ou através da utilização de aparelhos para iontoforese.

Medicação via oral podem interferir com o funcionamento de outros órgãos e seu uso exige cuidado específico. Raramente usamos remédios orais para o tratamento da hiperidrose, pois os efeitos colaterais são tantos que não compensam a discreta redução na sudorese que eles geram. Muitas vezes o apoio psicológico pode ajudar bastante, podendo ser necessário o uso de tranquilizantes nos quadros graves. A toxina botulínica surge como uma boa opção terapêutica, interrompendo a sudorese na área tratada.

No entanto, casos graves de hiperidrose axilar podem ser tratados cirurgicamente, com a retirada das glândulas sudoríparas ou através da simpatectomia que é a cirurgia onde os nervos responsáveis pelo estímulo à sudorese são cortados.

Como é feito o tratamento da hiperidrose com  a toxina botulínica ?
(conhecida por um dos nomes como Botox®-sp)?


Além do conhecido uso dermatológico da toxina botulínica no tratamento de rugas para rejuvenescimento,o Botox ® (como é conhecido pelo nome de um dos fabricantes da toxina botulínica),  também oferece uma excelente opção de tratamento para os pacientes que apresentam quadro de hiperidrose.

Na hiperidrose axilar, a toxina botulínica é aplicada através de injeções subcutâneas nas axilas, com intervalos de cerca de 1,5 a 2,0 cm entre cada aplicação, na área onde a sudorese é mais intensa.botox_hiperhidrose-suor-osasco-sao-paulo-tratamento

O efeito do tratamento para hiperidrose, com toxina botulínica, aparece em cerca de 1 a 2 semanas.
Em 90% dos casos o tratamento apresenta excelente resultados, com diminuição substancial do suor na área tratada.
O mesmo procedimento de injeção de toxina botulínica pode ser feito em regiões como palmas, plantas, virilhas e outras.
Geralmente utiliza-se anestesia tópica (em creme) ou anestesia local (bloqueio anestésico).

O tratamento da hiperidrose axilar com botox é fantástico: rápido, bem tolerado.
Há no entanto um único inconveniente: para funcionar deve-se usar um frasco inteiro de toxina botulínica, sem economia. O protocolo é um frasco inteiro, meio para cada axila. Assim, prepare-se pois o preço do tratamento da hiperidrose (suor exagerado) com toxina botulínica (Botox ®) costuma ser salgado (e desconfie se não for)..

 

 

Por que suamos – porque o suor acontece ?

A função mais importante da sudorese no corpo humano é para controlar a temperatura.

Nós suamos com o objetivo principal de controlar o aumento da temperatura central do organismo.

A evaporação do suor causa diminuição na temperatura na superfície da pele.

 

Algumas pessoas suam mais do que outras. Essa tendência de suar muito,  o excesso de suor, também conhecida como hiperidrose. A hiperidrose é uma característica pessoal e genética.

No entanto, de maneira geral, também suamos mais em momentos de stress, ansiedade e, obviamente, durante exercícios físicos e altas temperaturas.

As pessoas suam com maior intensidade nas axilas. Mas há  também pessoas que suam em excesso (sudorese exagerada) na cabeça, rosto, antebraço, bumbum, pernas e regiões palmo plantares.

 

A intensidade do suor é regulada numa região do cérebro chamada hipotálamo,  que tem uma espécie de termômetro, medindo a temperatura sanguínea e indicando aumento ou diminuição na quantidade de suor.

Hiperidrose é o nome que damos para uma condição conhecida como suor em excesso, fora do normal.

A hiperidrose pode ser primária (ou seja, idiopática, sem causa conhecida) ou secundária.  A hiperidrose  primária é uma característica individual e genética.  A hiperidrose pode ser secundária a alguns tipos de alterações metabólicas, como doenças da tireoide ou tumores endócrinos, que produzem excesso de hormônios.

Hiperidrose_palmar BOTOX SAO PAULO SUOR

Hiperidrose palmar –  Classificação

A hiperidrose pode, ainda, ser localizada (como a hiperidrose axilar, hiperidrose palmar,  hiperidrose da cabeça, a hiperidrose da região genital) …  mas a hiperidrose também pode ser generalizada(como no caso de pessoas que suam em várias regiões de maneira descontrolada, constantemente).

Ainda não existe uma medicação única que  controle completamente a hiperidrose… e que cure em definitivo.

A maioria dos tratamentos visa controlar, através de medicamentos orais ou tópicos, o excesso de suor nas regiões acometidas.

Desodorantes e antiperspirantes

No desodorante eu tenho substâncias para mascarar, ou anular , os odores decorrentes da transpiração. Já os antitranspirantes tem substâncias, como sais de alumínio, que causam micro rolhas, ou plugs , que diminuem a secreção de suor pela glândula sudorípara.

A composição do suor não muda muito de pessoa para pessoa. Mas algumas raças têm componentes, como ácido lático e outras substâncias, em proporções diferentes,  conferindo a determinadas raças ou alguns grupos populacionais um odor mais característico ou mais forte.

 Cheiro e cor do suor

O cheiro do suor e a cor do suor  (algumas vezes amarelo ou esverdeada, e que pode manchar as roupas),  se dá em função da metabolização dos componentes do suor por bactérias (normais ) que habitam na nossa pele.

Essas bactérias agem com mais facilidade nas regiões quentes e úmidas do corpo,  como as axilas.

 

  • Portanto faz parte do tratamento do cheiro desagradável do suor:
    o uso de anti perspirante (ou seja substâncias que bloqueiam a sudorese, que causam discreto entupimento da glândula sudorípara)
  • Antiperspirantes associado com algum perfume, também chamado de desodorante, pois ajuda a remover os odores.

 Tratamento da hiperidrose – “Botox” ?

Quando nós dermatologistas tratamos o suor excessivo ou exagerado, muitas vezes adicionamos em fórmulas magistrais derivados do cloreto de alumínio (que servem como anti perspirante para bloquear a sudorese) com antibióticos ou antissépticos (para matar e reduzir a população bacteriana na superfície da pele, responsável pelo suor com cheiro ruim).

 Mitos e verdades sobre hiperidrose 0u suor excessivo

Com relação a mitos e verdades sobre a hiperidrose, deve ficar claro que:

  • Suar não emagrece. O  emagrecimento se dá quando perdemos gordura, quando a diminuição no peso é causada por uma redução dos nossos estoques de gordura (depositados por todo o corpo ).  Quando suamos muito temos uma perda temporária de líquidos no corpo. O nosso corpo armazena uma boa quantidade de líquidos , que serve também como reservatório para períodos de estiagem, digamos assim.
  • Portanto fazer ginástica com muito agasalho, suar em excesso na sauna, não causam emagrecimento propriamente dito. Somente causa uma perda de peso temporária, medida na balança, em função da redução de líquidos no corpo.
  • É uma prática também comum nos atletas de performance, que necessitam adequar o seu peso para determinadas competições, e logo após a pesagem eles reidratam o organismo, para voltar ao peso normal.

 

Algumas mensagens circulam pela internet, mais consideradas como lendas urbanas,  de casos de câncer de mama ou de tórax causadas pelo uso de antiperspirantes ou desodorantes com sais de alumínio : não há qualquer embasamento científico para esse tipo de propaganda , que só serve para confundir o público leigo.

Mas saiba que também é verdade que pessoas obesas normalmente transpiram mais do que pessoas magras. E isso também decorre do fato de ser mais difícil controlar a temperatura, e diminuir o calor corporal, com um grosso e espesso panículo adiposo impedindo as trocas de calor do meio interno com o meio externo.

TOXINA BOTULÍNICA, dermatologista em São Paulo – Jardim Paulista – Osasco – Alphaville

Aplicação botox tratamento hiperidrose

Aplicação botox tratamento hiperidrose

Aplicação de “BOTOX” para suor hiperidrose – SUOR  (sp)

 

 

WhatsApp chat