Botox para Bruxismo2019-02-06T16:36:45+00:00

 O que é um Especialista em toxina botulínica (botox) para Bruxismo ?

Toxina Botulínica/Botox para Bruxismo – Hipertrofia de Masseter – tratamento com Dermatologista em São Paulo

A aplicação da toxina botulínica para bruxismo deve ser considerado um procedimento médico.

Procure um dermatologista especialista na aplicação de toxina botulínica para fazer seu tratamento. Não arrisque ficar com assimetrias, dores, mudança na estética ou dinâmica facial.

Muitos profissionais sem qualquer qualificação começaram a aplicar toxina botulínica para bruxismo, e nos consultórios tem aparecido as complicações.

É verdade, “Botox” para Bruxismo revolucionou o tratamento dos pacientes com desgaste de dentes, alteração na qualidade do sono, e até pacientes que mordem e quebram as placas protetoras usadas no Bruxismo.

 

A  toxina botulínica  age  diminuindo  temporariamente a força e a intensidade da  atividade muscular, e portanto ajuda no tratamento e controle dos seguintes problemas :

1- Bruxismo, apertamento e rangimento dos dentes, hiperatividade  do músculo masseter

O músculo masseter e o temporal, ilustrados na figura e no vídeo  TRATAMENTO DE BRUXISMO COM BOTOX abaixo , são  os músculos responsáveis pelo fechamento e apertamento da mandíbula. Em pessoas com bruxismo, esses movimentos ocorrem em “parafunçãO”, ou seja, fora da mastigação  e com intensidade muito elevada.

A aplicação de toxina nesses  músculos alivia muito a  força  excessiva que a pessoa   faz quando cerra a boca ou range os dentes .  O resultado aparece depois de  duas a três semanas, e dura por volta de 4 a 6 meses . A aplicação  é rápida e indolor.

2 – Hipertrofia do músculo masseter 

Esse músculo, é o  mais potente do corpo humano, e em algumas pessoas que tem hiperatividade muscular por bruxismo, ele pode ficar com aspecto saliente. Fazendo a aplicação terapêutica da toxina botulínica, e diminuindo a hiperatividade muscular, o masseter tende a ficar menos saliente .

Problemas nas articulações da mandíbula atingem 30% da população. Bruxismo, marcado pela contração anormal dos músculos da boca, tem nova forma de diagnóstico e alívio com Botox

 

A toxina botulínica, ou botox, ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o aparecimento de rugas e disfarçar as marcas de expressão. Agora, o botox passou a ser usado com sucesso em aplicações que vão muito além da beleza.  A toxina botulínica, ou botox, tem sido muito utilizada para controlar os quadros de bruxismo,  o hábito de ranger, apertar ou simplesmente encostar frequentemente os dentes de forma que incomode ou cause desgastes.

bruxismo atinge pelo menos 30% dos brasileiros durante o sono e tem diversas causas, que vão desde a presença de distúrbios neurológicos, como o mal de Parkinson, até os distúrbios do sono, como a apneia e o ronco.

No bruxismo,  a toxina botulínica é aplicada em pontos localizados nos músculos temporal anterior e masseter, na mandíbula. O Botox age no neurônio motor impedindo a liberação de acetilcolina, que é a substância que promove a contração da musculatura. Quando aplicada nos músculos mastigatórios, a toxina botulínica impede a contração, que ocasiona o ranger dos dentes.

A explicação para o bom resultado é o já conhecido mecanismo de ação da toxina botulínica ( Botox) : ela bloqueia a liberação do neurotransmissor chamado acetilcolina, neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares. Sem ordens para se movimentar, a mandíbula relaxa e, quando sua tensão está por trás das dores e do bruxismo, ambos suavizam bastante, pelo menos durante os quatro a seis meses em que dura o efeito do Botox no Bruxismo.

A vantagem  do uso Botox no bruxismo é um resultado eficaz e rápido, sem quase nenhuma contraindicação.

Apesar de resultados muito satisfatórios, a aplicação do botox para o bruxismo não garante a cura e, sim, apenas o controle do quadro. O bruxismo que pode ocasionar desgaste e quebra dos dentes. Por isso, o tratamento com a toxina botulínica /botox deve ser usado para reduzir a força de contração muscular, sendo aliado às placas de mordida e a correção da mordida.

O único contra passa a ser o custo, o preço do tratamento do bruxismo com Botox/Dysport (toxina botulínica). Como o músculo é muito forte, os trabalhos mostram que a dose ideal para boa resposta é de quase um frasco inteiro, o que deixa o tratamento caro já que deve ser repetido 1-2 x ao ano. O custo médio na cidade de São Paulo tem variado de R$1400,00 a R$1800,00.

BOTOX-ESPECIALISTA-BRUXISMO-DERMATOLOGISTA-SAO-PAULO

 

GOSTARIA DE VER EXEMPLOS DE COMO FICA ANTES E DEPOIS DE APLICAÇÃO DE “BOTOX”(TOXINA BOTULÍNICA) PARA BRUXISMO/MASSETER/ROSTO QUADRADO? 

DE UM GOOGLE, COMO POR EXEMPLO NO LINK ABAIXO 

https://www.google.com.br/search?q=botox+masseter+before+and+after&num=100&rlz=1C1CHBF_pt-BRUS716US716&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwivz9ad0ozaAhXIjJAKHfQeAdcQ_AUICigB

 

 

Tag: Uso da Toxina Botulínica/Botox para Bruxismo – Hipertrofia de Masseter – tratamento com Dermatologista em São Paulo

WhatsApp chat