Hiperidrose tratamento2019-02-06T16:50:51+00:00

Por que suamos ? De onde vem a hiperidrose ?

A função mais importante da sudorese no corpo humano é para controlar a temperatura.

Nós suamos com o objetivo principal de controlar o aumento da temperatura central do organismo.

A evaporação do suor causa diminuição na temperatura na superfície da pele.

 

Hiperidrose_axilar- aplicacao de BOTOX SAO PAULO SUORAlgumas pessoas suam mais do que outras. Essa tendência de suar muito,  o excesso de suor, também conhecida como hiperidrose. A hiperidrose é uma característica pessoal e genética.

No entanto, de maneira geral, também suamos mais em momentos de stress, ansiedade e, obviamente, durante exercícios físicos e altas temperaturas.

As pessoas suam com maior intensidade nas axilas. Mas há  também pessoas que suam em excesso (sudorese exagerada) na cabeça, rosto, antebraço, bumbum, pernas e regiões palmo plantares.

 

A intensidade do suor é regulada numa região do cérebro chamada hipotálamo,  que tem uma espécie de termômetro, medindo a temperatura sanguínea e indicando aumento ou diminuição na quantidade de suor.

Hiperidrose é o nome que damos para uma condição conhecida como suor em excesso, fora do normal.

A hiperidrose pode ser primária (ou seja, idiopática, sem causa conhecida) ou secundária.  A hiperidrose  primária é uma característica individual e genética.  A hiperidrose pode ser secundária a alguns tipos de alterações metabólicas, como doenças da tireoide ou tumores endócrinos, que produzem excesso de hormônios.

 

A hiperidrose pode, ainda, ser localizada (como a hiperidrose axilar, hiperidrose palmar,  hiperidrose da cabeça, a hiperidrose da região genital) …  mas a hiperidrose também pode ser generalizada(como no caso de pessoas que suam em várias regiões de maneira descontrolada, constantemente).

Ainda não existe uma medicação única que  controle completamente a hiperidrose… e que cure em definitivo.

A maioria dos tratamentos visa controlar, através de medicamentos orais ou tópicos, o excesso de suor nas regiões acometidas.

Desodorantes e antiperspirantes para hiperidrose

No desodorante eu tenho substâncias para mascarar, ou anular , os odores decorrentes da transpiração. Já os antiperspirantes tem substâncias, como sais de alumínio, que causam micro rolhas, ou plugs , que diminuem a secreção de suor pela glândula sudorípara.

A composição do suor não muda muito de pessoa para pessoa. Mas algumas raças têm componentes, como ácido lático e outras substâncias, em proporções diferentes,  conferindo a determinadas raças ou alguns grupos populacionais um odor mais característico ou mais forte.

 Cheiro e cor do suor

O cheiro do suor e a cor do suor  (algumas vezes amarelo ou esverdeada, e que pode manchar as roupas),  se dá em função da metabolização dos componentes do suor por bactérias (normais ) que habitam na nossa pele.

Essas bactérias agem com mais facilidade nas regiões quentes e úmidas do corpo,  como as axilas.

  • Portanto faz parte do tratamento do cheiro desagradável do suor:
    o uso de anti perspirante (ou seja substâncias que bloqueiam a sudorese, que causam discreto entupimento da glândula sudorípara)
  • Antiperspirantes associado com algum perfume, também chamado de desodorante, pois ajuda a remover os odores.

 Tratamento da hiperidrose – Botox ?

Quando nós dermatologistas tratamos o suor excessivo ou exagerado, muitas vezes adicionamos em fórmulas magistrais derivados do cloreto de alumínio (que servem como anti perspirante para bloquear a sudorese) com antibióticos ou antissépticos (para matar e reduzir a população bacteriana na superfície da pele, responsável pelo suor com cheiro ruim).

 Mitos e verdades sobre hiperidrose 0u suor excessivo

Com relação a mitos e verdades sobre a hiperidrose, deve ficar claro que:

  • Ssuar não emagrece. O  emagrecimento se dá quando perdemos gordura, quando a diminuição no peso é causada por uma redução dos nossos estoques de gordura (depositados por todo o corpo ).  Quando suamos muito temos uma perda temporária de líquidos no corpo. O nosso corpo armazena uma boa quantidade de líquidos , que serve também como reservatório para períodos de estiagem, digamos assim.
  • Portanto fazer ginástica com muito agasalho, suar em excesso na sauna, não causam emagrecimento propriamente dito. Somente causa uma perda de peso temporária, medida na balança, em função da redução de líquidos no corpo.
  • É uma prática também comum nos atletas de performance, que necessitam adequar o seu peso para determinadas competições, e logo após a pesagem eles reidratam o organismo, para voltar ao peso normal.

Algumas mensagens circulam pela internet, mais consideradas como lendas urbanas,  de casos de câncer de mama ou de tórax causadas pelo uso de antiperspirantes ou desodorantes com sais de alumínio : não há qualquer embasamento científico para esse tipo de propaganda , que só serve para confundir o público leigo.

Mas saiba que também é verdade que pessoas obesas normalmente transpiram mais do que pessoas magras. E isso também decorre do fato de ser mais difícil controlar a temperatura, e diminuir o calor corporal, com um grosso e espesso panículo adiposo impedindo as trocas de calor do meio interno com o meio externo.

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A HIPERIDROSE

Qual é o tratamento para hiperidrose ou suor excessivo?

Aplicação botox tratamento hiperidrose

Aplicação botox tratamento hiperidrose

Clínica especializada no tratamento da hiperidrose, com toxina botox, cirurgia, curetagem, medicamentos orais ou tópicos

Sempre começamos com medicamentos tópicos com soluções (manipuladas ou prontas) contendo diferentes sais (como sais de alumínio) que ajudam a reduzir a sudorese, formando pequenas rugas ou plugues que impedem a saída de suor na região tratada. E’  ideal que sejam utilizados a noite, com uma pele seca, em momentos que a pessoa não vai suar. Então eles tem tempo suficiente para penetrar na glândula , e obstruir sua abertura.

O uso dos antiperspirantes pela manhã não é tão eficaz como o seu uso a noite, nos períodos em que a pessoa não está suando.
Portanto, use os medicamentos para não suar à noite!

botox_hiperhidrose-suor-osasco-sao-paulo-tratamento

Nos casos de hiperidrose generalizada, após uma investigação médica para afastar causas metabólicas, existe uma medicação oral chamada de oxibutinina, que pode ser utilizada diariamente, durante anos.
Mas sempre com supervisão médica, em função dos seus excessos de efeitos colaterais.

 

Nas áreas que respondem pouco aos tratamentos tópicos, uma revolucionária e excelente opção terapêutica é aplicação (uma ou duas vezes por ano) de toxina botulínica, também conhecida pelo seu nome popular e comercial como Botox.

A aplicação de “Botox” nas regiões afetadas é um procedimento rápido, pouco dolorido, e extremamente eficaz. Tem índices de satisfação maior do que 90% nas áreas tratadas como famoso botox para hiperidrose localizada.

 

O único inconveniente da aplicação da toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox) é o preço salgado, pois a quantidade utilizada por região é muito alta, e a matéria prima – a toxina botulínica, como todos sabemos, é bem cara.

 

Outra opção de tratamento para hiperidrose localizada, no tronco ou nas axilas, é uma cirurgia realizada por videolaparoscopia , pelos cirurgiões torácicos.

Eles cortam um determinado gânglio simpático, responsável pelo estímulo à produção de suor. No entanto essa abordagem cirúrgica tem sido cada vez menos realizadas nos últimos anos em função de um terrível efeito colateral , que aparecem muitos pacientes,  conhecido como sudorese compensatória. A sudorese compensatória é a produção excessiva de suor em uma outra região, geralmente na barriga e no dorso, causando terrível incômodo. É  uma forma que o organismo encontrou de compensar a perda da sudorese, nas axilas por exemplo, causada pela cirurgia.

Procure Clínicas especializadas no tratamento da hiperidrose

WhatsApp chat